sábado, 26 de fevereiro de 2011

Tiques totalitários de um arreda

"Uma ambulância do INEM em serviço de urgência a uma idosa com suspeitas de estar a sofrer um enfarte foi obrigada a abandonar a rua onde se encontrava para deixar passar o carro do ministro da Justiça, revelou ontem a TVI.

O caso, confirmado pelo INEM, aconteceu na passada quinta-feira, por volta das 12h30, e indignou os vizinhos que relataram o episódio à TVI. Os homens do instituto de emergência assistiam uma idosa com suspeitas de estar a sofrer um enfarte no interior sua casa, na Rua da Quintinha, enquanto a ambulância aguardava para a transportar ao hospital. Como é norma o veículo fica ligado a assinalar a urgência enquanto os técnicos do INEM socorrem a vítima."


No tempo dos reis, havia os "arreda" que eram os esbirros que afastavam a populaça para Sua Excelência passar. 

Agora, temos um ministro socialista, laico, Alberto Martins, uma das vítimas mais clamorosas do "fassismo". Consta que foi incomodado pela polícia política de então, em 1969, por causa da sua encarniçada luta contra o "fassismo" que o levou a interpelar intempestivamente o então presidente da República, América Tomás, numa reunião pública, num teatro de Coimbra. 
Por causa desses episódio tem sido tudo o que quer, neste tempo de socialismo republicano e laico.  Tudo se lhe permite politicamente porque seria impensável dispensar o contributo de tal eminência para a democracia.
Por isso mesmo, com este episódio,  comporta-se ou permite que os seus subordinados se comportem tal e qual os esbirros de antigamente, para quem Sua Excelência está sempre acima de tudo e todos, incluindo doentes cujas ambulâncias estorvam o caminho de Sua Excelência, ao meio dia e meia hora, para ir para o "Ministério".
Isto é apenas um fait-divers,mais um, significativo dos tiques que atingem estas pessoas quando chegam ao poder. Se por acaso a vítima do enfarte fosse um familiar do ministro e outro se comportasse de modo idêntico, haveria levantamento de rancho no conselho dos ditos.

PS: Escusado será dizer que é para evitar notícias destas que a TVI vai passar a ter um jornalismo suave, com um descendente dos arredas a mandar na estação.

4 comentários:

  1. Nem mais... isso só prova a necessidade de uma informação séria em Portugal, onde já e viu noticiar que se desviou uma ambulância para passar um ministro?

    O José Alberto Carvalho que entre depressa senão ainda os ministros começam a ter de esperar que as pessoas sejam socorridas! Quem diz ministro diz, ex-ministro em centros de saúde!!!

    ResponderEliminar
  2. Nada me tira a ideia que República é apenas uma Monarquia com múltiplos monarcas no activo e outros na reforma.

    ResponderEliminar
  3. ESTA CAVALGADURA QUANDO FOR ARREDADO NEM UMA PADIOLA CONSEGUIRÁ ARRANJAR PARA SER TRANSPORTADO.

    ResponderEliminar
  4. Texto interessante mas discordo de uma coisa...

    No tempo dos Reis havia um Infante, Afonso de seu nome (curiosamente o último príncipe herdeiro, do seu sobrinho El-Rei D. Manuel II...) que era conhecido por esse termo (as pessoas não estavam habituadas aos carros e à buzina e ele avisava-as da sua carripana assim).

    Mas há-de haver para aí malta da História que desminta uma da nossas versões...

    PS - ainda bem que a Porta dsa Loja de reabriu - falta a GLQL e os seus postadores para a alegria ser completa...!

    ResponderEliminar